Vamos ler? é o tema do Estação Pátio Savassi no mês de outubro

27 de setembro de 2010

Quando o assunto é o hábito da leitura, os brasileiros ficam nos últimos lugares do ranking mundial. De acordo com dados do Ministério de Educação e Cultura, os brasileiros lêem, em média, 1,8 livros por ano, contra 2,4 na Colômbia e 7,0 na França.

Os dados são ainda mais alarmantes, cerca de 70% dos livros estão concentrados nas mãos de 16% da população. Dos 600 municípios brasileiros que nunca receberam uma biblioteca, 405 ficam na região Nordeste, e apenas dois no Sudeste.

Diante destes dados e cientes da importância da leitura na vida das pessoas, o projeto Estação Pátio Savassi traz como temática do ciclo de palestra de outubro o hábito da leitura. As palestras serão aos sábados, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

Segundo a sócia-diretora da Estação do Saber e curadora do projeto, Júlia Ramalho Pinto, o objetivo das palestras é incentivar a leitura e conscientizar as pessoas dos benefícios desse hábito. “Aquisição de conhecimento, desenvolvimento da capacidade de argumentar e ampliação do vocabulário, são alguns dos benefícios da leitura. A população deve valorizar mais o livro. Mas, ao mesmo tempo, as entidades, governos e editoras devem possibilitar o maior acesso a esse bem tão precioso. Por isso, propomos esta reflexão sobre o tema através das palestras”, afirma Júlia.

Programação:

A primeira palestra do mês acontece no dia 2/10, com o tema “Por que nos fascinamos pela cultura do fácil?”, ministrada pelo arquiteto e escritor, Luis Giffoni.

Já no dia 16/10 o convidado para coordenar o debate “Por que seguir o caminho das letras?” é o Doutor em História da Ciência e Mestre em Filosofia, José Luiz Goldfarb. Ele vai apresentar alguns de seus projetos de incentivo à leitura e discutirá a importância deste hábito em nossas vidas.

Para finalizar, a Doutora em Lingüística Aplicada, Ana Elisa Ribeiro, debate como as novas tecnologias de comunicação ampliaram as possibilidades da leitura. A palestra “O leitor, a leitura, livros, jornais e outros objetos de ler estão em crise?” será no dia 23/10.

No dia 9 e 30 de outubro não haverá palestras devido aos feriados

Estação Pátio Savassi

Realizado pela Estação do Saber e Shopping Pátio Savassi, o projeto Estação Pátio Savassi tem curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de realização, a iniciativa conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet.

As palestras são sempre aos sábados, com entrada gratuita, onde se discute temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, num agradável bate-papo nas manhãs de sábado. Os encontros podem ser acompanhados através do Twitter (www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo durante as apresentações. Em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

Um comentário

  1. Julia, beleza de programação.
    Sou admiradora de Giffoni. É mé santo de altar.
    Não perco envento que o envolve. Ele e Vristina sabem disso.
    Este vai ser o primeiro que não irei. Vou lançar livro, Chiquita Broinha, em Voimbra, neste dia.
    Beijos,
    Aparecida Simoes

Deixe um comentário