Afinal, o que nos faz ser do jeito que somos? é o tema do Estação Pátio Savassi no mês de setembro

31 de agosto de 2010

Alguns acreditam que somos resultado das condições do meio em que vivemos; outros que somos resultado de uma ‘loteria genética’; outros ainda apostam que a familia é a grande determinante de sermos o que somos.

Para tentar responder essas e outras questões, o projeto Estação Pátio Savassi coloca em debate, em setembro, o tema “O que nos faz ser do jeito que somos?”. As palestras serão aos sábados, a partir de 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi).

Gratuito, o evento recebe estudiosos sobre comportamento e subjetividade para apresentarem as mais recentes contribuições sobre do estudo do ser humano envolvendo medicina, genética e psicanálise.

Programa

No dia 4/9 (sábado), não haverá palestra devido ao feriado do Dia da Independência (7/9).

O ciclo de palestras em setembro terá início no sábado, dia 11/9, com a psicanalista, Cristiane Barreto, que debate as necessidades dos seres na palestra “Porque sempre me falta?”.

No dia 18/9, o médico e Doutor em genética, Romeu Guimarães vai questionar o público com o tema “Porque seguimos um padrão?”, abordando ações e conceitos adotados pelo senso comum, ou seja, por grande parte da população.

Para fechar o mês, no dia 28/9, o Doutor em Bioquímica e Imunologia, professor da Epigenética e Comportamento no Curso de Psicobiologia da USP em Ribeirão Preto, Juarez Ramalho Pinto, vai explicar quais os fatores influenciam em nossa formação, na palestra “Somos produtos dos nossos gens ou do ambiente em que vivemos?”.

Estação Pátio Savassi

Realizado pela Estação do Saber e Shopping Pátio Savassi, o projeto Estação Pátio Savassi tem curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de realização, a iniciativa conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet.

As palestras são sempre aos sábados, com entrada gratuita, onde se discute temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, num agradável bate-papo nas manhãs de sábado. Os encontros podem ser acompanhados através do Twitter (www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo durante as apresentações. Em fase de teste, o evento está sendo transmitido via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

3 comentários

  1. Márcio Caixeta disse:

    Gostaria de assistir a palestra do Dr. Juarez ramalho do dia 28/09 .
    Onde será e em qual horário ?

  2. Estação do Saber disse:

    Olá Márcio, as palestras do Estação Pátio Savassi acontecem sempre às 11h. A entrada é franca. O local é o anfiteatro do Pátio Savassi.
    Lhe esperamos lá.
    Abraços

  3. Estação do Saber disse:

    Marcio,
    A palestra esta disponivél no site.

Deixe um comentário